Adriano Miolo e Miguel Almeida em degustação exclusiva de ícones

Quando uma Confraria se reúne é sempre motivo de celebração, de colocar os sentidos à prova, de se emocionar. Imagina, então, dez Confrarias compartilhando do prazer que o vinho e sua cultura proporcionam. Foi neste cenário, durante o II Encontro Nacional de Confrarias, no sábado, 6 de julho, em Bento Gonçalves, que os enólogos Adriano Miolo e Miguel Almeida guiaram uma degustação exclusiva com quatro vinhos ícones.

Única vinícola brasileira a cultivar vinhedos e elaborar vinhos e espumantes em quatro diferentes regiões do país, a maior produtora de vinhos finos do Brasil colocou na taça de centenas de confrades e confreiras
nada mais, nada menos que o Testardi Syrah Safra 2017 (Terranova – Vale do São Francisco), o Miolo Merlot Terroir Safra 2015 (Vale dos Vinhedos), o Miolo Single Vineyard Touriga Nacional Safra 2018 (Quinta do Seival – Campanha Meridional) e o Vinhas Velhas Tannat Safra 2015 (Almadén – Campanha Central). Para tornar a vivência ainda mais emblemática, a degustação será conduzida pelos enólogos Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo, e Miguel Almeida.

Com estes exemplares, a Miolo exibe a expressão máxima de cada um dos terroirs onde atua. Com o maior portfólio de rótulos nacionais – hoje 110 -, a marca tem a maior presença no mercado internacional, exportando para mais de 30 países. Um pouco mais dessa representatividade pode ser apreciada pelo público do evento em uma ilha exclusiva da marca que reuniu diversos outros rótulos.

O II Encontro Nacional de Confrarias, uma promoção do Bento Convention Bureau, aconteceu no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

Os Vinhos

Testardi Syrah Safra 2017 (Terranova – Vale do São Francisco)

Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2019

Inusitado, surpreendente, este vinho representa uma das máximas expressões da uva Syrah em terras brasileiras. Potente e de caráter único, é resultado da seleção manual de uvas. O termo italiano ‘Testardi’ significa teimoso, remetendo à obstinação e persistência desta casta cultivada em um local inóspito que resultou em um grande vinho.

Miolo Merlot Terroir Safra 2015 – DOVV (Miolo – Vale dos Vinhedos)

Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2019

Este vinho é a combinação perfeita entre solo, clima e homem. Com o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, reúne características únicas que somente o terroir pode conferir a um vinho. Por isso, a uva
Merlot é a variedade emblemática do local, que oferece as melhores condições para um vinho surpreendente.

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional Safra 2018 (Quinta do Seival – Campanha Meridional)

Campeão na Categoria Tinto Nacional Touriga Nacional na Grande Prova Vinhos do Brasil

Vinho de um único vinhedo, é resultado do intenso e criterioso trabalho de precisão, mapeando solos em busca da melhor tipicidade e a máxima expressão do terroir. Este vinho é a exclusividade da casta em cada garrafa.

Vinhas Velhas Tannat Safra 2015 (Almadén – Santana do Livramento – Campanha Central)

Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2019

Elaborado com uvas da variedade Tannat cultivadas no vinhedo mais antigo do Brasil conduzido por espaldeira, este vinho é fruto do tempo das plantas enraizadas no longínquo ano de 1976. Intensidade e persistência gustativa traduzem a verdadeira essência deste vinho que passa por barricas novas de carvalho francês. Sua ‘artesanal’ elaboração o torna ainda mais excêntrico, especial.

F

Fonte: Conceito com Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s